Determinação

Trecho da matéria "Seguindo os passos", veiculada na Revista da OAB - Bahia.

A história da família Marques começa com o advogado Antonio Jose Marques Filho, que deixou um rixo legado para as atuais e futuras gerações. Um dos seus filhos, Antonio José Marques Neto, que seguiu a advocacia assim como o pai, lembra com orgulho da trajetória. "Na época de meu avô, Antônio José Marques, que era engenheiro, nossa família, de negros, já se destacava por ter formado, além dele, um médico e um engenheiro, meus tios, duas mulheres professoras, minhas tias", lembra.

Voltando ao início de tudo, Marques Netos fala sobre sua inspiração para seguir a carreira, atuando na advocacia com Direito Civil e Empresarial. "Partiu do próprio ambiente familiar, através dos contatos e amigos de meu pai que frequentavam a casa, além dos assuntos das conversas, que eram sempre Direito, Política e Literatura".

O irmão mais velho, Paulos Marques, que já faleceu, advogou por um tempo e depois atuou como delegado. O outro irmão, Luiz Henrique Marques, passou pela advocacia, foi promotor e procurador. Agora, mesmo aposentado, voltou à carreira de advogado e continua trabalhando no escritório da família com Direito Penal e Econômico. "Quando meu pai faleceu dividiu a biblioteca com os filhos. A parte de Civil ficou comigo e a Penal com Luiz Henrique". Mas, nessa história, outras gerações já estão envolvidas e compartilhando experiências da profissão. Os trÊs filhos de Antônio José Marques Neto são advogados e atuam no escritório. Antonio Terêncio Marques Neto trabalha com Processo Civil e Direito Empresarial, assim como o pai, Paulo Henrique Marques com Trabalhista e Leonardo José Marques com a área de Família.

Dos três sobrinhos, filhos de Luiz Henrique, dois seguiram a carreira jurídica. Luiz Henrique Marques Filho também é advogado do escrítório e Antonio Jorge Marques exerceu a advocacia até passar no concurso para a Justiça do Trabalho. Já Luciana Marques, filha de Luzia, abriu o próprio escritório.

"Mesmo reconhecendo que a advocacia está cada vez mais difícil e as pessoas estão optando pela segurança, principalmente financeira, dos concursos públicos, acredito que meus filhos e até netos, quem sabe, vão continuar". Marques Neto se orgulha em dizer que todos os seus filhos seguem a carreira porque gostam. "O interessante é que nenhum deles optou por fazer concurso. Todos trabalham exclusivamente como advogados". Para ele, a paixão pela advocacia é muito grande, mesmo com todos os altos e baixo, contratempos, estresse e pressão com os prazos. "Tudo isso é passageiro. O definitivo é a certeza de estar contribuindo para a formação de uma melhor sociedade. Eu repetiria tudo de novo. Minha vida é a advocacia e eu só sei fazer isso".


>> Veja outras notícias

Notícia vinculada nas mídias:

Agosto/2011: Seguindo os Passos
05/10/2010: Tribuna da Bahia
04/10/2010: Site Bahia Economica
04/10/2010: Site da Mídia
04/10/2010: Site Portal Vilas
02 e 03/10:  Tribuna da Bahia






www.marquesadv.com.br
Av. ACM, 3213 - Edf. Golden Plaza, 2º andar, conj.205/209, Parque Bela Vista
Salvador BA - CEP 40.280-000 | Tel. 55 (71) 3351-7633 Fax.: 55 (71) 3351-7268