UCSAL | Direito: uma grande história


Mensagem de Formatura - 2003.2

A escolha por uma profissão, ainda que marcada por uma razão lógica, e muitas vezes cartesiana, sempre é permeada por uma componente emocional, que será encontrada na base da decisão. Essa componente emocional, corresponde aos nossos sonhos, nosso anseios e nossos ideais. E, no instante em que os sonhos, os anseios e os ideais se realizam não devem perder o encantamento, mas hão de constituir-se nas pré-condições para outros sonhos, outros anseios, outros ideais.

Assim é o homem, ser tão infinitamente inquieto que só se realiza e só descansa na plenitude do INFINITO, DO ABSOLUTO.

Por isto, se o momento é de euforia, de sensação de vitória e do DEVER CUMPRIDO, é, também, de reflexão sobre a trajetória de vida, de mergulho no interior da alma, da avaliação das quedas e dos obstáculos não transpostos, de ver o filme de sua vida em “flash-back”. Aí, então, pode-se, melhor, tomar consciência do quão vitorioso vocês são. E, a partir de agora, têm um novo caminhar, pleno de responsabilidade, que, muitas vezes, reclamará decisões, absolutamente, solitárias, que hão de ser buscadas nos recônditos dos seus conhecidos, e pelas quais, cada um será o único responsável. Não haverá trabalhos em grupo. Cada um será o coreógrafo de sua vida.

Poderá ocorrer não ter com quem partilhar os temores, não ter com quem checar informações e você poderá estar, sozinho, construindo sozinho a sua história. Vale, então, refletir com o poeta Antônio Machado:

“Caminante, son tus huellas el camino. Y nada más: caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Al andar se hace camino y al volver la vista atrás se la senda que nunca se há de volver a pisar. Caminante no hay camino, se hace camino al andar... Golpe a golpe, verso a verso...”

Felicidades,

Marques Neto – Paraninfo


Mensagem de Formatura da Turma de Direito 2003.2 | Salvador - Bahia
ANTÔNIO JOSÉ MARQUES NETO


Voltar às publicações.

www.marquesadv.com.br
Av. ACM, 3213 - Edf. Golden Plaza, 2º andar, conj.205/209, Parque Bela Vista
Salvador BA - CEP 40.280-000 | Tel. 55 (71) 3351-7633 Fax.: 55 (71) 3351-7268